sábado, 13 de março de 2021

PLANO DE AULA 2 - 2021 Professor:Ana /Juarez Disciplina: CNT - Ciências Anos (séries): 8ºs A, B,C, D, E

 

EE DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI

PLANO DE AULA 2 - 2021

Professor:Ana /Juarez

Disciplina: CNT - Ciências

Anos (séries):  8ºs A, B,C, D, E

Período/(Semana): 15/02 a 19/02/2021

                                   08/03 a 19/03/2021

Conteúdo/Objeto do Conhecimento:

Matéria e Energia: Uso da eletricidade, tipos de energia, aparelhos que dependem do uso de energia e dependência que estabelecemos com os aparelhos eletrônicos.

Procedimentos para realização da aula a distância:

Assistir as aulas do CMSP e os vídeos realizando as atividades dadas no caderno e enviar ao professor. Pesquisas na internet;

Blog da Escola: https://deervilleallegretti.blogspot.com/.

lucsan@professor.educacao.sp.gov.br ou lucsan@prof.educacao.sp.gov.br

(8ºs Anos A, B, C)       

juarezb@professor.educacao.sp.gov.br

(8ºs Anos D, E)

CIÊNCIAS UNIDADE TEMÁTICA: MATÉRIA E ENERGIA

Na Unidade Temática Matéria e Energia você vai encontrar atividades que abordam as fontes e tipos de energia (e suas implicações na vida cotidiana), as transformações da energia, os circuitos elétricos, cálculo e consumo de energia elétrica e o uso consciente da energia elétrica (abordando aspectos socioambientais, políticos e tecnológicos, que refletem na economia, na saúde e na qualidade de vida como um todo). Este estudo propõe atividades voltadas à investigação científica para explicar fenômenos, desenvolver o letramento científico, trabalhar e discutir coletivamente, a fim de avaliar modos de produção e refletir sobre o consumo de recursos e o desenvolvimento de hábitos sustentáveis

. INTRODUÇÃO À TEMÁTICA “MATÉRIA E ENERGIA”

 Para iniciar os estudos sobre a temática “Matéria e Energia”, vamos começar com a reflexão e análise individual sobre o uso da eletricidade e de equipamentos eletroeletrônicos no cotidiano. Posteriormente, seu(sua) professor(a) irá apresentar um vídeo ou um texto para iniciarmos discussões sobre questões que envolvem as diferentes formas e usos da energia.

a)     A) REFLEXÃO INDIVIDUAL Responda às questões propostas e reflita se você se considera dependente da eletricidade e do uso de equipamentos eletroeletrônicos no seu cotidiano.

 


b)     B) REFLEXÃO SOBRE O VÍDEO E/OU TEXTO PARA INTRODUÇÃO À TEMÁTICA “MATÉRIA E ENERGIA” Seu(sua) professor(a) irá apresentar a você um vídeo e/ou um texto, a partir do qual você irá refletir e discutir sobre os seguintes assuntos:

 • tipos de energia;

 • aparelhos que dependem do uso de energia;

 • dependência que estabelecemos com os aparelhos eletroeletrônicos;

 

 Seu (sua) professor(a) fará questionamentos para que você apresente seus conhecimentos e considere as informações trazidas pelo vídeo e/ou texto. Registre no seu caderno todas as considerações discutidas com a turma. Anote também todas as conclusões, especialmente as considerações finais. Os dados analisados nesta atividade serão retomados e/ou aprofundados no desenvolvimento das Situações de Aprendizagem trabalhadas durante o bimestre.

 

VÍDEO

 

“No light” é um curta-metragem de animação que retrata as dificuldades de um dia sem eletricidade, bem como a nossa dependência de equipamentos eletroeletrônicos cotidianamente. O personagem inicia seu dia com momentos de queda de energia elétrica, que afetam suas necessidades básicas de comunicação, abastecimento de água, ambiente de trabalho, entretenimento entre outras.

QURIEN ANIMATION. No light. 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=437&v=2KLNiMXrYM0. Acesso em: 02/08/2020.

 

RESPONDA:

1-      O QUE SIGNIFICA “ No light”?

2-       Que tipos de energia aparecem no vídeo?

3-       Quais aparelhos dependem do uso de energia?

4-      Qual a relação da personagem com a utilização dos aparelhos?

5-      Algum aparelho que apareceu no vídeo pode ser substituído por outro que utilize outro tipo de energia?

6-       Você se identifica com alguma situação apresentada no vídeo, em que a falta de energia elétrica causou algum prejuízo ou desconforto?

7-      Como era a vida das pessoas antes da energia elétrica?

8-       De onde vem a energia elétrica que consumimos? Como ela é obtida?

 

Sugestões de material de apoio:

Vídeos - tipos de energia e recursos renováveis e não renováveis

 https://www.youtube.com/watch?v=EG5FVAuArEE - Acesso em: 03/08/2020.Vídeo do Instituto Akatu – ONG que apresenta conteúdos sobre consumo consciente. Nesse vídeo, são apresentadas reflexões acerca dos hábitos de consumo de energia na residência e alternativas para consumir menos.

 

 https://www.youtube.com/watch?v=zcAa0aCu0rI - Acesso em: 03/08/2020. Videoaula produzido pela Khan Academy Brasil, que apresenta as fontes de energia renováveis e não-renováveis, com ênfase na energia eólica, hidrelétrica, solar, nuclear, gás e petróleo.

 

 https://www.youtube.com/watch?v=bdgYTLW4ec4 – Acesso em: 03/08/2020.

Vídeo do canal Descomplica, que apresenta diferentes fontes de energia renováveis (eólica, solar, hidrelétrica, geométrica, ondomatriz, maremotriz e biomassa) e não renováveis (combustíveis fósseis – carvão mineral, gás natural e petróleo, e energia nuclear).

Nenhum comentário:

Postar um comentário