EE DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI
PLANO DE AULA 2 - 2021
Professor:Ana /Juarez
Disciplina: CNT - Ciências
Anos (séries): 8ºs A,
B,C, D, E
Período/(Semana): 15/02 a 19/02/2021
08/03 a
19/03/2021
Conteúdo/Objeto do Conhecimento:
Matéria e
Energia: Uso da eletricidade, tipos de energia, aparelhos que dependem do uso
de energia e dependência que estabelecemos com os aparelhos eletrônicos.
Procedimentos para realização da aula a distância:
Assistir as
aulas do CMSP e os vídeos realizando as atividades dadas no caderno e enviar ao
professor. Pesquisas na internet;
Blog da
Escola: https://deervilleallegretti.blogspot.com/.
lucsan@professor.educacao.sp.gov.br ou lucsan@prof.educacao.sp.gov.br
(8ºs Anos A, B, C)
juarezb@professor.educacao.sp.gov.br
(8ºs Anos D, E)
CIÊNCIAS UNIDADE TEMÁTICA: MATÉRIA E ENERGIA
Na Unidade Temática Matéria e Energia você vai
encontrar atividades que abordam as fontes e tipos de energia (e suas
implicações na vida cotidiana), as transformações da energia, os circuitos
elétricos, cálculo e consumo de energia elétrica e o uso consciente da energia
elétrica (abordando aspectos socioambientais, políticos e tecnológicos, que
refletem na economia, na saúde e na qualidade de vida como um todo). Este
estudo propõe atividades voltadas à investigação científica para explicar
fenômenos, desenvolver o letramento científico, trabalhar e discutir
coletivamente, a fim de avaliar modos de produção e refletir sobre o consumo de
recursos e o desenvolvimento de hábitos sustentáveis
. INTRODUÇÃO À TEMÁTICA “MATÉRIA E ENERGIA”
Para iniciar
os estudos sobre a temática “Matéria e Energia”, vamos começar com a reflexão e
análise individual sobre o uso da eletricidade e de equipamentos
eletroeletrônicos no cotidiano. Posteriormente, seu(sua) professor(a) irá apresentar
um vídeo ou um texto para iniciarmos discussões sobre questões que envolvem as
diferentes formas e usos da energia.
a) A) REFLEXÃO
INDIVIDUAL Responda às questões propostas e reflita se você se considera
dependente da eletricidade e do uso de equipamentos eletroeletrônicos no seu
cotidiano.
b) B) REFLEXÃO
SOBRE O VÍDEO E/OU TEXTO PARA INTRODUÇÃO À TEMÁTICA “MATÉRIA E ENERGIA”
Seu(sua) professor(a) irá apresentar a você um vídeo e/ou um texto, a partir do
qual você irá refletir e discutir sobre os seguintes assuntos:
• tipos de energia;
• aparelhos que dependem do uso de energia;
• dependência que estabelecemos com os
aparelhos eletroeletrônicos;
Seu (sua) professor(a) fará questionamentos
para que você apresente seus conhecimentos e considere as informações trazidas
pelo vídeo e/ou texto. Registre no seu caderno todas as considerações
discutidas com a turma. Anote também todas as conclusões, especialmente as
considerações finais. Os dados analisados nesta atividade serão retomados e/ou
aprofundados no desenvolvimento das Situações de Aprendizagem trabalhadas
durante o bimestre.
VÍDEO
“No light” é um curta-metragem de
animação que retrata as dificuldades de um dia sem eletricidade, bem como a
nossa dependência de equipamentos eletroeletrônicos cotidianamente. O
personagem inicia seu dia com momentos de queda de energia elétrica, que afetam
suas necessidades básicas de comunicação, abastecimento de água, ambiente de
trabalho, entretenimento entre outras.
QURIEN ANIMATION. No light. 2011.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=437&v=2KLNiMXrYM0.
Acesso em: 02/08/2020.
RESPONDA:
1- O
QUE SIGNIFICA “ No light”?
2- Que tipos de energia aparecem no vídeo?
3- Quais aparelhos dependem do uso de energia?
4- Qual
a relação da personagem com a utilização dos aparelhos?
5- Algum
aparelho que apareceu no vídeo pode ser substituído por outro que utilize outro
tipo de energia?
6- Você se identifica com alguma situação
apresentada no vídeo, em que a falta de energia elétrica causou algum prejuízo
ou desconforto?
7- Como
era a vida das pessoas antes da energia elétrica?
8- De onde vem a energia elétrica que consumimos?
Como ela é obtida?
Sugestões de
material de apoio:
Vídeos
- tipos de energia e recursos renováveis e não renováveis
• https://www.youtube.com/watch?v=EG5FVAuArEE
- Acesso em: 03/08/2020.Vídeo do Instituto Akatu – ONG que apresenta conteúdos
sobre consumo consciente. Nesse vídeo, são apresentadas reflexões acerca dos
hábitos de consumo de energia na residência e alternativas para consumir menos.
• https://www.youtube.com/watch?v=zcAa0aCu0rI
- Acesso em: 03/08/2020. Videoaula produzido pela Khan Academy Brasil, que
apresenta as fontes de energia renováveis e não-renováveis, com ênfase na
energia eólica, hidrelétrica, solar, nuclear, gás e petróleo.
• https://www.youtube.com/watch?v=bdgYTLW4ec4
– Acesso em: 03/08/2020.
Vídeo
do canal Descomplica, que apresenta diferentes fontes de energia renováveis
(eólica, solar, hidrelétrica, geométrica, ondomatriz, maremotriz e biomassa) e
não renováveis (combustíveis fósseis – carvão mineral, gás natural e petróleo,
e energia nuclear).
Nenhum comentário:
Postar um comentário